quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alcachofra de São João

Mais um cardo com inegável potencial ornamental. Embora a blogoesfera já lhe tenha dedicado a merecida atenção, como Francisco Clamote aqui o fez no O Botânico Aprendiz na Terra dos espantos e Fernanda Delgado no Plantas e flores do areal, nunca é demais voltar a ele. Aliás, algo que faremos recorrentemente neste blogue relativamente a outras espécies. Não porque já tudo tenha sido dito sobre elas (embora quase) mas porque nesta matéria, como em tantas outras, o esforço é sempre contra o esquecimento.


Como é referido é uma planta comum sobretudo no Centro e Sul do País. Nos maciços calcários do centro é vulgar encontrá-la a partir de Maio e quase até Agosto. Geralmente de cor lilás mas também de cor branca, a composição das duas cores tem um resultado de sucesso garantido.

A propósito das plantas de flor branca, que por vezes conseguimos encontrar exclusivamente em alguns povoamentos podem ser consideradas uma sub-espécie - Cynara humilis f. alba. 

De referir ainda que à semelhança do Cynara cardunculus em algumas regiões os seus estames eram também utilizados como coagulante do leite no fabrico do queijo.

De fácil germinação as alcachofras de São João são plantas perenes que, vivendo vários anos, são sempre ponto de interesse num jardim. Depois de secarem completamente em Agosto/Setembro renascem novamente nos inícios de Outubro.

Terminamos deixando um link para uma galeria de fotos - Thistle-Gardens - de Sal, um fotógrafo português, que partilha em 145 álbuns a beleza que capta das plantas a que chamamos cardos. A foto da inflorescência branca utilizada na composição foi aí copiada.

3 comentários:

  1. Joao e Crix,
    Parabens pelo excelente blog e pelo projeto Sementes de Portugal, que espero venha a ser um sucesso.
    Um abraco e os meus agradecimentos pela referencia neste post.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Fernanda! Se vir esta mensagem peço-lhe que nos envie um email. gostávamos de ficar com o seu contacto.
    Abr

    ResponderEliminar