segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Frutos do Outono

Pilriteiro - (Crataegus monogyna)

No Outono, voltam as primeiras chuvas, os dias de vento, dias cinzentos e húmidos. Condições pouco ideais para recolher as pequenas sementes - se ainda as houvesse.

De facto, as sementes de verão como amadureceram mais cedo, são secas, são predominantemente de menores dimensões e muitas vezes providas de mecanismos de dispersão aérea para que facilmente se disseminem pelo vento.

Com o agravamento das condições climatéricas, as leves sementes molhar-se-iam e já não seriam capazes de ‘voar’ grandes distâncias. 

Assim, para as sementes que amadurecem mais tarde, a natureza 'criou' os frutos. Nos frutos, as sementes encontram-se protegidas de uma quantidade maior ou menor de polpa, até que amadureçam. Exibem cores atractivas para que os animais, em especial as aves, as comam e dispersem nas imediações, após a passagem pelo seu parelho digestivo.

Habitualmente conhecemos melhor os frutos cultivados e que estamos habituados a colher para comer nesta altura como os figos, maças, castanhas, uvas, avelãs, azeitona, nozes, amêndoas entre muitos outros.

Mas existem também os frutos silvestres, apreciados sobretudo pela fauna selvagem. O medronho (Arbutus unedo), o pilrito (Crataegus monogyna), a salsaparrilha-bastarda (Smilax aspera), as bagas do sabugueiro (Sambucus nigra) e da murta (Myrtus communis) entre muitos outros, são alguns exemplos de frutos que constituem uma importante reserva de alimento para o período frio que se aproxima e que 'enfeitam' as nossas matas, florestas e suas orlas.

Norça-preta ou Arrebenta-boi (Tamus communis)

Muitos destes frutos silvestres, a par das próprias plantas, possuem um interesse ornamental pela introdução de cor nos jardins, como é o caso do azul metálico dos frutos do folhado (Viburnum tinus), do vermelho dos frutos do pilriteiro, ou das roseiras-bravas. 

E podem além disso ter uso quer medicinal quer culinário. É o caso dos medronhos, usado na culinária e nos licores, o caso do arrebenta-boi ou norça-preta, usado como planta medicinal com propriedades anti-reumáticas, à semelhança da salsaparrilha-bastarda (apesar das suas bagas serem tóxicas).

                   Salsaparrilha-bastarda (Smilax aspera)       Folhado (Viburnum tinus)

 Por todas estas razões, os nossos pequenos ou grandes jardins, poderão passar a ser também um reservatório de frutos não só atraindo avifauna, mas também para as nossas próprias receitas caseiras.

1 comentário: