quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Roselha-grande


Num jardim cabem diversas espécies de cistácias e, se bem enquadradas, só há vantagens em compor um canto com duas ou três espécies beneficiando quer dos diferentes portes arbustivos quer das diferentes cores das suas folhagens e flores que vão desde tons de rosa ao branco passando pelo amarelo. Apesar de as suas flores terem uma vida efémera, cerca de um dia, são arbustos que garantem um período de floração prolongado.

Dessas a Roselha-grande, Cistus albidus, é uma das escolhas seguras cada vez mais utilizada em "jardins secos" e "mediterranicos". É um arbusto que normalmente adquire um porte harmonioso e compacto, podendo chegar aos 2 metros de altura. As suas folha aveludadas são de cor verde acinzentado, quase brancas e as flores, justificando o nome de roselha grande, podem chegar aos 5-6 centímetros.

Em Portugal ocorre um pouco por todo o país sendo a zona oeste e o Algarve duas das zonas onde se pode observar com abundância em locais com boa exposição solar. Normalmente prefere solos calcários, mas não é requisito para que vingue e floresça, adaptando-se bem a outros tipos de solos desde que não sejam ácidos ou encharcados nem excessivamente nutridos. Pelo contrario prefere solos bem drenados, pobres em matéria orgânica e sendo pouco exigente de água é umas das espécies que melhor suporta os nossos Verões prolongados.

Sem comentários:

Enviar um comentário