sábado, 26 de abril de 2014

Chagas

Tropaeolum majus

A nossa flora é suficientemente rica e extensa para não termos de evidenciar plantas de outras latitudes. Até porque o nosso projecto é fundamentalmente dedicado à flora autóctone portuguesa . Todavia, volta-não-volta não resistimos a abrir uma excepção e colocamos o nosso olhar em espécies que não sendo de cá se assilvestraram pelas nossas paisagens. Basta serem suficientemente belas e não constarem da lista oficial de espécies invasoras. Desta forma ajudaremos também a demarcar aqui e ali as fronteiras do que é autóctone do que não o é.

A que hoje evidenciamos e que neste mês de Abril cobre de tons de vermelho amarelo e laranja muitos taludes e terrenos abandonados, vulgarmente conhecida por chagas ou capuchinhas, é originária do Peru de onde foi trazida para a Europa no século XVI. Existem diversas espécies, além de variedades das mais diversas cores, apuradas em viveiros de toda a Europa, mas a que se encontra disseminada entre nós é a espécie Tropaelum majus.

Trata-se de uma planta anual, rasteira, que por vezes assume o comportamento de trepadeira e que normalmente tende a cobrir os solos com as suas folhas. Prefere solos bem drenados e com exposição solar para poder oferecer uma floração mais intensa e não rejeita ser viver em vaso. As flores assumem diversas matizes que vão desde o quase amarelo até ao vermelho passando pelo laranja.

Além da valia estética - até porque, que nos recordemos, não são muitas as nossas plantas que oferecem floração nestes tons, é uma planta com interesse quer medicinal quer culinário. Nesta última aplicação, as suas folhas jovens e tenras, bem como as flores podem ser utilizadas em saladas. Possuem um travo amargo/picante e, claro, são bastante decorativas.

Medicinalmente, possui elevados teores de vitamina C e ferro e possui propriedades antibióticas. Uma infusão das suas folhas e flores, como nos explica Fernanda Botelho na sua agenda de 2014, aumenta a resistência a infecções bacterianas e externamente pode ser usada para desinfectar feridas.

De referir por fim que, talvez pelas propriedades acima, as Chagas são uma boa planta para num jardim ou horta consorciar com outras plantas pois afastam afídeos e outras pragas.

Sem comentários:

Enviar um comentário