quarta-feira, 4 de junho de 2014

Espigas purpura


Nepeta tuberosa

Depois do último post dedicado ao dia da espiga, deixamos hoje um pequeno apontamento para mais uma espécie com inegável valor ornamental mas que, ao contrário de noutros países, é pouco ou nada utilizada na nossa jardinagem.

Chamamos-lhe espigas purpura, porque é isso que as suas inflorescências - hastes com cerca de 60 cm a 1 metro de altura, nos fazem lembrar. O seu nome vulgar é erva-gateira, em inglês catmint.

Trata-se de uma planta perene vivaz, cujas raízes tuberosas garantem que todas as Primaveras renasce depois de quase desaparecer durante o Verão - Outono. Pertence à família das Lamiaceae a qual engloba géneros mais conhecidos como as mentas, os tomilhos ou o rosmaninho, para citar apenas alguns exemplos. 

Em Portugal é possível encontrá-la espontaneamente em solos calcários, geralmente secos e expostos aos sol, do Centro litoral, Alentejo e Algarve. Pelas pistas que a sua distribuição nos dá, poderemos dizer, sem grande margem de erro que é uma espécie muito pouco exigente seja em matéria orgânica seja de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário