sábado, 22 de novembro de 2014

Dia Nacional da Floresta Autóctone e o Projecto 100.000 árvores



Comemora-se amanhã o dia Nacional da Floresta Autóctone. É verdade que nas sementes de Portugal pretendemos valorizar o que é autóctone todos os dias, mas não poderiamos deixar de evocar a comemoração oficial da data, decretada há alguns anos pela nossa Assembleia da Républica.

Infelizmente, estas comemorações oficiais têm sempre um travo amargo de "descargo de consciência" do regime,  porque a mesma casa que aprova um dia consagrado à floresta autóctone não vislumbra nenhuma contradição quando alguns anos mais tarde aprova planos de expansão das monoculturas florestais, como a do eucalipto. Monoculturas essas que, nunca é de mais repetir,  avançam descaradamente pelo nosso território com a desculpa de estarem ao serviço de uma indútria exportadora. Mas que pouco mais gente beneficia que a da famíla Queiroz Pereira (detentora da participação maioritária da SEMAPA, holding que controla uma parte muito significativa das fábricas de pasta do papel e sucedâneos que operam em Portugal).

Daí que hoje importe mais olhar para quem está no terreno a provar que é sempre possível fazer diferente. E que, embora com alguns apoios públicos, o faz sobretudo com a energia de uma sociedade civil adulta. A provar que, querendo,  muita coisa pode ser feita sem se cair no desalento. 

Há vários projectos de que gostamos, mas há um que pela visão global e pela ambição nos faz sorrir mais: O projecto Futuro -100.000 árvores, que nos diversos concelhos da àrea metropolitana do Porto tem um plano de acção sistematizado para devolver  os bosques de àrvores autóctones à região.

Hoje foi dia de plantação de árvores na Serra de Santa Justa - até porque o mês de Novembro é perfeito para colocar árvores na Terra. Gostaríamos de ter divulgado antecipadamente, mas já fomos tarde. Porém, quem habita na região metropolitana do Porto não tem razões para ficar triste por ter perdido a oportunidade de participar. A agenda do projecto Futuro é extensa e já tem actividades previstas até à Primavera de 2015 nas quais qualquer um se pode inscrever como voluntário! 

Desde que o projecto se iniciou em Outubro de 2011 já se plantaram cerca de 30.000 árvores. Há pois ainda muitas árvores para plantar até chegarmos às 100.000. Não falta muito, mas quanto mais voluntários houver mais cedo será possivel acrescentar um zero ao projecto! Difícil? Ambicioso!?! Mas porque não!?!

Sem comentários:

Enviar um comentário