segunda-feira, 23 de março de 2015

As Sementes de Portugal estão nas Caldas da Rainha



Dos diversos sítios onde é possível encontrar as nossas sementes, já partilhamos aqui alguns deles, mas de dia para dia a lista cresce. Seja por se tratarem de lojas e projectos com que nos identificamos, seja por se localizarem em cidades ou vilas incríveis que vale a pena conhecer e que mercem ser visitadas. A gravidade das falhas é variável, mas a que hoje corrigimos era uma das mais prementes que tinhamos para corrigir.

Quem nos conhece de perto sabe que fazemos questão em sermos sementes de muitos locais. Daí que ainda não tivessemos escrito nada sobre a cidade onde estamos baseados e na qual centralizamos as sementes que a nossa rede de colectores colhe por todo o país.

Sucede que as Caldas da Rainha além de serem uma região entre o mar, o  campo e a serra, que nos proporciona amplos locais de observação e boas colheitas, são uma cidade na qual também já é possivel encontrar as nossas sementes: Na loja biológicos da Rainha, mesmo junto ao Chafariz das 5 bicas e onde é possível hoje encontrar os produtos de qualidade que em em regra só se podiam adquirir em Lisboa ou no Porto.

E este era o alibi que nos faltava para partilhar o que, do nosso ponto de vista, faz das Caldas da Rainha uma cidade especial. Como acontece com tudo há várias maneiras de ver as Caldas. É de facto uma cidade que nao tem hoje a pujança e animação de há alguns anos atrás, que nos últimos anos sofreu com a crise económica, o desaparecimento da indústria, as lojas fechadas e o inevitável aumento do desemprego.

Tudo isso é verdade. Mas também  não é menos verdade se preferirmos observar que é uma cidade que tem tudo o que é preciso para ser uma cidade perfeita! Apesar de encerrado, tem o Hospital termal mais antigo do mundo, um dos parques mais bonitos do país, contemporâneo do jardim da Estrela em Lisboa e do Palácio de Cristal no Porto. É ainda a cidade de Bordallo Pinheiro, de muitos escultores e ceramistas, do Museu Malhoa e de muitos e bom exemplos de arquitectura Arte Nova. E que hoje é uma cidade renovada urbanisticamente, com excelente arte urbana e que acolhe ainda a ESAD, uma escola de Arte e Design de méritos reconhecidos.

E estamos a deixar  muita coisa de fora!Nas Caldas e nas imediações alcancáveis num raio de 20 quilometros, como Foz do Arelho, Óbidos, São Martinho do Porto, Alcobaça, Rio Maior, Nazaré ou Alcobaça.

Nada como cá passar e constatar pessoalmente o quanto que nesta parte da Terra a Natureza foi generosa. E que muitos homens antes de nós o perceberam bem. Tão bem, que nos últimos séculos lhe retribuiuram, sem olhar a esforços, obras várias que ainda hoje perduram. Obras que só se fazem quando um povo está bem consciente do privilégio que é viver nela.


Sem comentários:

Enviar um comentário