domingo, 16 de outubro de 2016

Catálogo Geral de Sementes de Flora autóctone - 2016-2017


Pelo quarto ano consecutivo publicamos hoje o novo catálogo Geral de Sementes de Flora Autóctone. No total são cerca de 340 as espécies da nossa flora cujas sementes podemos disponibilizar a partir de agora. 

Face ao catálogo do ano passado, retirámos cerca de 10 espécies, mas acrescentámos 44 novas espécies. Seis novas árvores, das quais destacamos o Buxo, o Sanguinho-das-ribeiras  e Mostajeiro; Dez novos arbustos, entre os quais o Ligustrum e o Cistus libanotis; Vinte e seis novas herbáceas num total de perto de 200, e duas novas espécies de Allium.

O catálogo não tem qualquer pretensão cientifica e organiza de forma simples as espécies pelos seus nomes científicos em categorias que são facilmente apreendidas pela maioria das pessoas que se interessam pela nossa flora: 

  • Árvores - 33 espécies
  • Arbustos e sub-arbustos - 61 espécies
  • Trepadeiras - 12 espécies
  • Herbáceas - 195 espécies
  • Gramíneas - 24 espécies
  • Alhos e bolbos - 16 espécies.
Sempre que possível acrescentámos ainda o nome vulgar pelo qual a espécie é conhecida. No catálogo deste ano distinguimos também as espécies que além de ornamentais são consideradas como aromáticas, medicinais ou utilizáveis na nossa alimentação. Pelas diferentes categorias podem encontrar-se cerca de 40 dessas espécies, das quais destacamos a Valeriana, a Betónica e a Malva silvestre para dar apenas alguns exemplos.

O objectivo principal deste catálogo é, mais do que qualquer expectativa comercial, o de disponibilizar a todos os que o pretendam, as sementes da nossa flora. Poderá parecer curto, mas para nós assume uma especial importância o facto de hoje ser possível  no nosso país adquirir sementes de uma ampla variedade de espécies. 

Como dizíamos há um ano atrás, bastará haver uma única pessoa interessada nas sementes de uma dada espécie recolhida para já ficarmos satisfeitos por a termos incluído!

Terminamos por fim com duas referências da maior importância. A primeira, de agradecimento a todos aqueles que nos têm ajudado a trazer á luz do dia este projecto e que das mais variadas formas ajudaram a consolidar este catálogo geral. A segunda, de apelo ao feed-back que qualquer um considere relevante enviar-nos. Todos os comentários, sugestões e criticas, são bem vindos. E essenciais para nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário